Páginas

terça-feira, 2 de julho de 2013

Analisando a escolha por Cody Zeller

(Foto: USA Today Sports)
Como todos já sabem, no draft da última quinta-feira, o Bobcats surpreendeu a todos e escolheu Cody Zeller, PF/C da universidade de Indiana. A escolha foi recebida bem por uns e mal por outros. Deixando isso de lado, vamos analisar a escolha de Zeller pelo Bobcats.

Zeller é um jogador muito atlético, seu apelido é GaZeller exatamente por isso. Ele corre toda a quadra com uma desenvoltura surpreendente para alguém do seu tamanho. O grande problema de Zeller nas questões físicas é a sua envergadura. Entretanto, ele acaba compensando tudo isso com a sua agilidade, isso não deve ser um problema para ele na NBA. O grande problema mesmo de Zeller nas questões físicas é a sua falta de força. Ele precisa ganhar massa para se estabelecer como um defensor e atacante no post e também nos rebotes.

Ofensivamente, Zeller tem uma versatilidade impressionante. Ele usa bastante sua agilidade e velocidade, para executar muito bem pick and rolls e fazer os movimentos no post. Se você olhou Zeller em Indiana, viu que ele não tem um jogo de perímetro muito consistente, o que um PF precisa ter. Entretanto, ele tem uma mecânica muito boa e seu chute parece estar começando a aparecer. Tanto que chutou consistentemente da linha dos três pontos nos workouts que fez. Resta saber se vai conseguir traduzir isso em um jogo profissional.

Defensivamente, Zeller tem um bastante inteligente, tem um bom Q.I é vai muito bem se antecipando a passes, defende razoavelmente situações de pick and roll e cobrindo screens. A maioria das preocupações quanto a Cody defensivamente é a defesa no post. Ele é considerado soft e por muitas vezes desiste de sua posição quando defendendo big mans mais fortes. E isso o prejudicará muito a nível profissional. Prejudicado por sua envergadura, Zeller é ruim contestanto tiros. Ele prefere muitas vezes flopar a tentar contestar um tiro e cometer a falta.

Os rebotes, algo que nossa equipe precisa bastante, também não são um dos pontos fortes de Zeller. A sua falta de vontade de brigar e estabelecer posição é preocupante. Na universidade, muitas vezes, ele até estava bem posicionado, mas acabava perdendo a posição por qualquer toque que sofria do seu adversário. Ele até foi um bom reboteiro em âmbito universitário, vamos ver como isso se traduz no jogo profissional.

Dados alguns pontos sobre Cody Zeller, aqui vai a minha opinião pessoal sobre a escolha por ele. Acho que o ex-jogador de Indiana se encaixa bem ao que o Bobcats precisa. Seu jogo extremamente versátil no garrafão é algo que a equipe não tem há muito tempo, e que a equipe mostra sentir muita falta. Seu jump shot também está em evolução e se ele conseguir chutar consistentemente, será uma opção ofensiva qualificada e confiável. O ataque do Bobcats hoje é muito dependente de Kemba Walker e Gerald Henderson criando seu próprio arremesso.
Kemba, aliás, é um dos que devem se dar bem com a escolha por Zeller. Ele é muito bom executando o pick and roll e pode formar uma bela dupla com Walker.

Seus problemas defensivos, como contestar tiros, podem ser atenuados por Biyombo, que podemos considerar um especialista nisso. Seu Q.I também deve ajudá-lo bastante. E a comissão técnica, principalmente Pat Ewing, podem colocar ele no rumo.

A escolha por ele, também parece mostrar que a equipe deve trazer Gerald Henderson de volta. O que me agrada bastante. O lineup da equipe, inicialmente, seria Kemba, Hendo, MKG, Zeller e Biyombo. É um quinteto atlético, que seria interessante de se ver jogar. Com MKG e Biyombo podendo compensar alguns defeitos na defesa de Zeller.

Eu dou uma nota B+ para a escolha do Bobcats por Cody Zeller. Eu acho que ele se encaixa perfeitamente no que a equipe necessita agora. Porém, a decisão de deixar passar talentos como Ben McLemore, Nerlens Noel e Alex Len, ainda disponíveis, não foi boa. Todos são considerados como jogadores com mais potencial do que Cody. Mas o problema com as lesões dos dois últimos contou muito e a equipe resolveu ir em Zeller, quefez os melhores treinamentos.

*Algumas informações foram tiradas de um post do Rufus on Fire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário